segunda-feira, 29 de agosto de 2016

Sinestesia e design para os cinco sentidos

O Design por muitas vezes atrai o público para consumir um determinado produto através dos seus cinco sentidos básicos. A possibilidade de combinar vários destes sentidos na experiência de usabilidade de um produto deixa os usuários mais satisfeitos. Ou pelo menos é esta a conclusão a que chega o designer Jinsop Lee em sua apresentação do TED, Design para os cinco sentidos, fazendo uso de um gráfico que registra como os produtos e experiências afetam os sentidos básicos das pessoas: não apenas a visão (o sentido mais utilizado), mas também audição, olfato, paladar e tato.

Lee também apresenta várias ideias que possibilitariam transformar objetos de uso cotidiano em experiências multisensoriais. E porque não? Afinal, se a adição do uso de mais sentidos realmente poderia tornar o simples ato de apertar um botão em um controle remoto mais prazerosa, então isso é sinal de que um grande número de experiências poderia ser afetado por essa sinestesia. 

Michael Haverkamp, pesquisador da Universidade de Colônia, na Alemanha, diz que "O design sinestésico baseia-se no melhor alinhamento possível entre os aspectos do design e a percepção multisensorial dos objetos pelas pessoas." Mas como executar isso na prática? A Tramontina, por exemplo, que tem como uma de suas principais linhas de produtos os seus utensílios para churrasco, fez a sua própria "Bíblia do churrasco" (ou seja, um livro ensinando o usuário a fazer um bom churrasco, passo a passo). Mas esse projeto tem uma adição interessante: o usuário pode, ao invés de apenas ler o livro e usar o que aprendeu para preparar sua carne, arrancar partes do livro para auxiliá-lo no preparo - literalmente.


No fim das contas, as duas experiências - a de ler um livro e a de fazer um churrasco - se misturam em uma só, com todas as suas reações sensoriais (a leitura da Bíblia com a visão, o corte da carne, o barulho dos ingredientes durante o preparo, o cheiro do churrasco, a degustação do prato, entre outros momentos) tornam a experiência extremamente completa, pela união dos vários sentidos e pelo seu estímulo conjunto. 




Nenhum comentário:

Postar um comentário